“Ultreia et sus Eia”
Literalmente significa “avante e para cima” era o termo usado para oferecer o incentivo e a sustentação aos peregrinos na idade média, quando grupos de peregrinos se encontravam. O “Ultreya” inicial devia ser respondido pelo outro grupo com “Sus Eia”. Esta saudação jacobeia está presente no "Codex Calixtinus".
"Peregrino, deja lo que puedas; toma lo que necesites"Literalmente significa “avante e para cima” era o termo usado para oferecer o incentivo e a sustentação aos peregrinos na idade média, quando grupos de peregrinos se encontravam. O “Ultreya” inicial devia ser respondido pelo outro grupo com “Sus Eia”. Esta saudação jacobeia está presente no "Codex Calixtinus".
São estas frases que nos acompanham no Caminho. Saímos do nosso terrível quotidiano de exigência contínua e entramos num outro mundo… El Camino!
"O peregrino não exige, agradece"
Assim, de uma forma tão sucinta, parte do encanto do Caminho fica explicado. Imaginem, se todos nós, no nosso dia-a-dia vivêssemos sempre com estas frases no pensamento. Certamente… tudo seria deferente… Não há escritor no mundo que possa transmitir exactamente o que é o Caminho. Temos de vivê-lo!
Sem comentários:
Enviar um comentário