terça-feira, 16 de março de 2010

Santiago de Compostela - A História...

Quando se pesquisa acerca do Caminho de Santiago de Compostela, verifica-se que o mesmo está repleto de Contos e Lendas, umas alegres… outras bastante tristes! Quando se parte para a sua leitura, ficamos no limiar da dúvida entre a realidade, a história e a ficção! Tudo faz parte… assim é o Caminho… assim é a sua história!

No território que actualmente ocupa a catedral existia um povoado romano, que se tende a identificar como a mansão romana de Asconia (séc I - V). O povoado desapareceu mas permaneceu uma necrópole que esteve em uso, provavelmente, até ao século VII. O nascimento de Santiago, como hoje se conhece, está ligado à (presumível) descoberta dos restos do Apóstolo Santiago entre o ano 820 - 835, à elevação do nível religioso dos restos mortais, à Universidade e, mais recente, à capitalidade da Galiza.

Segundo a tradição medieval, o eremita Pelayo alertado por luzes nocturnas, que se produziam no bosque de Libredão, avisou o bispo de Iria Flavia, Teodomiro, que descobriu os restos de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos, no lugar em que posteriormente se levantaria Compostela, topónimo que poderia vir de Campus Stellae (Campo de Estrelas).

A descoberta propiciou que Afonso II das Astúrias, necessitado de coesão interna e apoio externo para o seu reino, fizera uma peregrinação que anunciou no interior do seu reino e no exterior, a um novo lugar de Peregrinação da Cristandade, num momento em que a importância de Roma decaíra e Jerusalém era inacessível por estar em poder dos muçulmanos. Pouco a pouco foi-se desenvolvendo a cidade, estabeleceu-se uma comunidade eclesiástica permanente a cargo dos restos do apóstlo Santiago, formada pelo Bispo de Iria e os monges de San Paio de Antealtares. Em seu redor assentou-se uma população heterogénea, ainda que fundamentalmente estava formada por emigrantes procedentes das aldeias próximas, que foi aumentando à medida que se desenvolvia a peregrinação por todo o ocidente peninsular.

A cidade foi destruída por Al-Mansur em Agosto de 997, que tão só respeitou a sepultura do apóstolo. Após a volta dos habitantes começou a reconstrução, o Bispo Cresconio, dotou a cidade dum cinto de fossas e uma muralha como medida defensiva. No ano 1075 deu-se início à construção da catedral românica reflectindo, de imediato, no aumento da peregrinação à Compostela, definindo-a como um lugar de referência religiosa na Europa.

Santiago de Compostela é hoje a capital da Galiza, localiza-se na província da Corunha e é uma cidade mundialmente famosa pela sua Catedral de fachada barroca onde acorrem milhares de peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de Compostela afim de se depararem com o manto de Sant’Iago um dos apóstolos de Jesus Cristo.

Saudações Peregrinas a Todos…

Sem comentários:

Enviar um comentário