sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Em tom de "Reflexão"... by Teresa Martins

Não é fácil descrever o que significou para mim percorrer a Via Lusitana (Caminho Português) até Santiago de Compostela. Tratou-se de uma experiência única, que quero repetir, algo que dificilmente se consegue num grupo de doze pessoas, e nós conseguimo-lo.

Vivi e senti cada momento, diverti-me imenso e ri com aqueles a quem decidi juntar-me, desfrutei da sua companhia o máximo que pude e consegui. Experimentei uma sensação de liberdade única que o Caminho me proporcionou, esqueci as futilidades que nos rodeiam no dia-a-dia, desvalorizei os pontos fracos e valorizei os pontos fortes de todos nós, pois entre o grupo, formávamos um todo.

Amei a Labruja. Estar sentada na Cruz dos Franceses, rodeada por um pedacinho da vida de tantos outros que por lá tinham passado, fez-me sentir parte integrante de todos eles, mesmo não os conhecendo. Adorei termos conquistado em conjunto aquela que diziam ser a mais terrível conquista, a subida da Labruja, e gozei de toda a descontracção que aquele momento me proporcionou. Talvez por tudo isto, tenha sido este o meu momento favorito naqueles quatro dias.

A chegada a Santiago foi a concretização de um objectivo comum, e fiquei feliz por todos o termos conseguido sem problemas. Gostei da Catedral, belíssima e imponente. No entanto, desagradou-me o lado demasiado comercial que Santiago de Compostela tem, especialmente nesta altura do ano.

Aos meus queridos companheiros, Obrigado. Muito Obrigado pela vossa fantástica companhia e boa disposição: Alziro, Norberto, Mário, João L., Óscar, Carlos, João V., Mike, Roberto, Paulo, Rita e Sr. Cabaço.

Voltaria a repetir o Caminho Português, com o mesmo grupo ou com outro, mas o espírito teria que ser o mesmo: descontracção, boa disposição, respeito pelas diferenças, entreajuda, amizade. Soube a pouco, e voltaria a percorrê-lo como se fosse a primeira vez.

Para aqueles que se atrevam a experimentá-lo, ou voltem a percorrê-lo, apenas lhes desejo: Buen Camino!

Teresa Martins

3 comentários:

  1. Olá Teresa, parabéns pelo Caminho e obrigado pela partilha.
    Vou deixar uma sugestão, porque não experimentar o Caminho Francês? Eu fiz a parte final, desde Astorga até Santiago, e foi sem dúvida uma experiência inesquecível! Os trilhos e as vistas são fantásticos, mas foi o espírito vivido por todos os peregrinos com quem me cruzei o que mais me marcou :)


    Bom Caminho!

    ResponderEliminar
  2. Teresa... a tua reflexão (pública) aqui ficará partilhada neste espaço da web... já as vivências... essas, apenas permanecerão vivas na tua memória!

    Boa Reflexão do Caminho!

    ResponderEliminar
  3. Funride,
    o caminho francês já está ser pensado desde o dia de regresso de Santiago de Compostela, e todo o grupo manifestou grande interesse. O nosso fantástico mestrado em informática já está a tratar disso.
    João,
    Obrigado pelos teus comentários. Fico a aguardar ansiosamente as reflexões dos restantes companheiros.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar